quinta-feira, 22 de julho de 2010

A Oração de Petição

É importante rezar, estar em comunhão consciente com Deus durante todos os dias.
Santo Afonso, grande doutor da oração, fala sobre o valor da oração de petição. Ela revela nossa atitude humilde, mostra que não somos auto-suficientes. Precisamos da ajuda do Senhor.

Alguns autores dão a impressão que pedir seja a forma mais baixa da oração, algo egoísta e não digno de um bom cristão. Não há duvida que existem pessoas que não sabem bem o que pedir, e Jesus disse que precisamos do Espírito Santo para nos informar sobre este assunto.

Vejamos uma lista de razões, que o santo nos oferece, e que mostram porque a Oração de Petição é valida.

– É mais uma ação da graça de Deus em nossa natureza humana do que uma simples atividade humana qualquer. Não rezamos a fim de nos sentir bem. Participamos da ação salvadora de Cristo. Quem nos inspira a pedir é o Espírito Santo, que nos faz lembrar de nossa condição precária.

– Oração de petição é a oração dos pobres, a classe com quem Jesus se associou, entre os quais encontrou amizade. O pobre não sofre de nenhuma ilusão. Sabe que precisa do auxilio do Senhor, pois nada tem e é incapaz de agir sozinho. Ao pedir algo de Deus, estamos confessando e admitindo nossa condição real, rezando para realizar a Vontade de Senhor.

– Este tipo de oração abre-nos para seguir a Vontade de Deus (tão central na espiritualidade de Afonso), e, incrível que pareça, tornamo-nos sócios na obra da Redenção. Quem pede não tem poder de exigir, recebe o que o outro lhe dá. Deste jeito, ao fazer uma oração de petição, estamos solicitando colaboração no plano de Senhor.

– Esta oração não é tanto para informar Deus sobre as nossas necessidades, nem para tentar mudar a vontade de Deus, mas para que Deus nos mude. Rezar diariamente, fazendo disso o ponto central de nossa existência, transforma-nos. Tornamo-nos mais dóceis, abertos, disponíveis. Além disso, ninguém é uma ilha, fora, à parte dos outros. Vivemos em comunidade de várias maneiras. Cada vez que alguém reza um pouco mais, transforma e melhora as pessoas em seu circulo de amizade.

– Deus já sabe de tudo. Ao me colocar num clima de oração, estou aberto e receptivo diante de seus planos.

– Na medida em que rezamos em função das necessidades ou pedidos de outras pessoas, criamos uma comunhão de amor com essas pessoas por quem rezamos. Este tipo de oração desafia-nos a responder-lhes com mais amor, da mesma maneira que Deus tem mostrado seu amor por nós. Afinal, Jesus quer a salvação de todos. Quem reza pelo crescimento espiritual e pela conversão do próximo demonstra grande caridade.

– A vida voltada para a oração de petição gera em nós uma vida de ação de graças, de agradecimento e louvor, algo que se encontra tantas vezes na Bíblia, especialmente no Magnificat.

Preste atenção a seus desejos, ao que você está procurando. Contribuem para seu crescimento e amizade com o Senhor, ou são distrações que o afastam de sua busca? O que você pede indica que tipo de pessoa você é.

“Senhor, Jesus, meu melhor amigo, dá-me tudo que é importante para minha felicidade verdadeira e minha salvação eterna. Amem.”

Pe. Luís Kirchner