sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pensamentos sobre a oração

O Senhor está perto de todos os que O invocam, daqueles que O invocam com sinceridade.
Salmo 144, 18

Na oração o verdadeiro protagonista é Deus.
João Paulo II

Temos de penetrar no Reino de Deus e não apenas colher informações a respeito dele.
Arcebispo Anthony Bloom

Basta deixar escapar um simples clamor de sofrimento ou de alegria, saído do coração. Podes ser mais ou menos bem dotado para longas horas de adoração, mas podes sempre rezar um minuto por hora com o desejo de rezar continuamente. É este desejo de rezar rigorosamente sempre, que fará de ti um homem de oração.
Jean Lafrance

A busca da intimidade com Deus leva consigo a necessidade verdadeiramente vital de um silêncio de todo o ser.
Paulo VI

É a oração que dá a fé.
Jean Lafrance

Bate à porta da Santíssima Virgem; desse lado há boas perspectivas de obteres a graça da oração. Da mesma forma que ajudou os Apóstolos no Cenáculo, assim ela sustentará a tua fé e a tua perseverança para que te mantenhas em oração.
Jean Lafrance

Jesus não propôs uma escala de perfeição da qual se subam progressivamente os degraus, mas sim um caminho de descida às profundezas da humildade. Se quiserdes ir pelo caminho da humildade, é preciso que sejais sinceros, e não tenhais medo de descer às profundidades da vossa miséria.
Jean Lafrance

Aquele que conhece os seus pecados é maior do que aquele que, pela sua oração, ressuscita um morto. Aquele que, solitário e contrito, segue Cristo, é maior do que aquele que goza o favor das multidões nas igrejas.
Santo Isaac, o Sírio

Que o Espírito Santo te faça penetrar no mistério da súplica e conhecerás o poder da oração.
Jean Lafrance

Aquele que se venha juntar numa união com Deus, não há-de ir entendendo, mas sim crendo... Porque o mais alto que se possa entender de Deus fica a distância infinita de Deus.
S. João da Cruz

Como é grande o poder da oração! Dir-se-ia uma rainha que tem livre acesso junto do rei a cada instante, e que pode obter tudo quanto pode.
Santa Teresinha do Menino Jesus

Eis que estou à porta e chamo. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
Apocalipse 3, 20

Para mim a oração é um impulso do coração, um simples olhar dirigido para o céu, um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria. Enfim, é algo de grande, de sobrenatural, que me dilata a alma e me une com Jesus.
Santa Teresinha do Menino Jesus

Quando falamos de oração, entendemos um relacionamento afetuoso a sós com o Deus que sabemos que nos ama.
Inácio Larrañaga

Como reza o Papa? Respondo-vos: como qualquer cristão, fala e escuta. Às vezes, reza sem palavras e é nessa altura que mais escuta. O mais importante é precisamente aquilo que ele ouve. Também procura unir a oração às suas obrigações, às suas atividades, ao seu trabalho e unir o seu trabalho à oração.
João Paulo II

Na oração descubro o amor do Senhor em relação a mim: Ele ama-me desde sempre, tal qual sou. Então reajo: abro-me ao amor de Cristo, ofereço-me a Ele, pergunto-Lhe "Senhor, que queres que eu faça?" E espero por Ele.
Henri Caffarel

A finalidade da oração não é senão receber o Espírito Santo.
Jean Lafrance

A oração é a condição necessária para que a semente da Palavra e a da Eucaristia germinem em nós e se tornem fecundas.
Jean Lafrance

A oração é o meio ideal para despertar e desenvolver o "coração novo" recebido no batismo.
Henri Caffarel